O QUE SÃO?

Os Hubs são espaços – físicos e/ou virtuais – nos quais empresas e startups podem trabalhar e ter acesso a contatos, investidores, mentores e fornecedores. Sua estrutura física é basicamente igual a de um coworking, mas funciona como uma espécie de vitrine para que os tais projetos inovadores chamem atenção dos investidores. Ambiente que gera maiores oportunidades de crescimento pelo vasto networking. Os participantes recebem todo apoio e suporte que fortalecem sua performance, otimizam os custos e agilizam a construção e implantação de projetos inovadores. No Brasil, diversas iniciativas de Hubs têm surgido.

As principais diferenças entre coworking e hub de inovação

Apesar de terem similaridades, coworking e hub de inovação são espaços compartilhados com objetivos distintos. Primeiramente, a diferença básica entre coworking e hub de inovação é o público-alvo. No primeiro coexistem empresas de todo os portes e freelancers, por exemplo. Já o segundo se destina a empreendimentos, tais como startups.

Algumas vantagens para quem se adequa ao Hub de Inovação:

Melhoria na comunicação: as informações são trazidas de forma mais rápida e eficaz, sem algumas burocracias. E interliga processos externos e internos, promovendo economia de tempo e dinheiro.

Networking: Aumenta mais a chance de novas ideias, projetos e soluções cada vez melhores.

Contato com especialistas e mentores:
Parte da estrutura de um hub é composta por ferramentas e serviços à disposição das startups, como mentores e especialistas das mais diversas áreas, contribuindo para evolução dos projetos.

Qualidade e economia:
Contam com as facilidades de redução de custos, os hubs ofertam soluções assertivas, personalizadas, rápidas e menos custosas que as soluções externas.

Para a construção e implantação de hubs, é importante definir se será corporativos ou não. Por isso, a busca de apoio especializado é fundamental para que a implantação seja realmente efetiva. As principais etapas que compõe essa implantação são:

Definição do modelo de Hub:
A análise do ambiente de inovação no qual o Hub estará inserido é o primeiro passo nessa definição. Ao definir o modelo de hub é importante considerar os objetivos de implantação e as temáticas que serão abordadas. Essa análise será fundamental para definir ser o hub deve ser virtual, presencial ou híbrido.

Mapeamento dos interesses:
A construção de um mapa de interesses permitirá a definição das estruturas necessárias bem como a identificação dos temas que irão pautar a busca pelos projetos que serão captados e acelerados no hub.

Formação do portfólio de projetos:
A partir dos temas de interesse são realizadas a captação de projetos que tenha convergência com os objetivos do hub. A formação do portfólio de projetos criará condições de atração e ampliação das capacidades existentes no ambiente de inovação.

Construção da agenda:
A elaboração de uma agenda de aceleração dos projetos e a realização de eventos no Hub criará as condições necessárias ao fomento dos projetos ativos e a conexão com novas oportunidades e interesses. Além disso, a conexão entre os hubs existentes poderá ampliar ainda mais as possibilidades de fortalecimento das iniciativas.

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