Permanenza Móveis
Por incrível que pareça, diferente do que muitos chefes acreditam, colocar obras de artes em seu ambiente de trabalho, pode sim aumentar a produtividade e diminuir o estresse da equipe.
Essa é certamente uma filosofia na qual o Deutsche Bank acredita fortemente. O banco de investimento alemão possui a maior coleção de arte corporativa do mundo, com cerca de 60.000 obras de arte em 900 escritórios em 40 países. Há um site de banco que informa aos funcionários mais sobre as obras de arte que estão visualizando e é onde as pessoas podem recorrer a um especialista para obter conselhos ao escolher obras de arte para sua mesa de jantar.
“A arte oferece uma janela para a estética social, política e econômica em todo o mundo, e isso acaba se tornando uma fonte de inspiração para nossos negócios, pois vivemos desenvolvendo novas ideias para clientes e respondendo ao que está acontecendo no mundo.” “Gostamos de coisas inovadoras e espontâneas, que capturam o momento em que a ideia se torna visível pela primeira vez”, explica Hütte.
Knight e sua equipe conduziram estudos sobre os ambientes de trabalho mais eficazes, pedindo aos participantes que façam uma hora de trabalho em quatro tipos diferentes de escritórios:
Ambiente enxuto: contendo apenas as coisas necessárias para realizar as tarefas.
Ambiente Enriquecido: com arte e plantas que já foram arranjadas.
Enriquecido com participação: a mesma arte e plantas, mas os funcionários puderam escolher onde colocá-las.
Enriquecido sem participação: os funcionários puderam organizar a arte e as plantas – mas o experimentador então desfez esses toques pessoais e voltou ao layout enriquecido.
A equipe descobriu que as pessoas que trabalhavam no escritório afluente trabalhavam cerca de 15% mais rápido do que aquelas no escritório enxuto e tinham menos queixas de saúde – esse número mais tarde dobrou para aqueles que trabalhavam em espaços participativos.
“Em 12 anos de pesquisa, o escritório lean nunca produziu melhores resultados; e quanto mais as pessoas se envolvem no processo de enriquecimento, mais elas podem realizar uma parte de si mesmas no espaço”, disse Knight.
Ele está convencido de que por arte não está insinuando os chamados “posters motivacionais”, coisas que dizem “somos uma equipe” ou “seja qual for o problema, seja parte da solução”. “, porque não funcionam.
“Estética, no sentido mais verdadeiro da palavra, significa energizar, que é o que o local de trabalho precisa, não um ambiente industrial sem graça que exige que os funcionários injetem um anestésico.”
A empresa de Heath ajudou a Moody’s a coletar dados sobre os benefícios das artes no local de trabalho. O departamento de arte da equipa surgiu com o slogan “dando sentido ao que você vê” e os gabinetes foram decorados com fotografias, exigindo um especialista para examinar e decifrar as fotografias minuciosamente.
Em outros lugares, Heath diz que eles colocaram peças contemporâneas brilhantes e ousadas em salões ou áreas de lazer porque criam um bom ponto focal, enquanto grandes esculturas e tecidos têm personalidade. A acústica é ótima para amortecer o som em grandes salas de mármore.
Arte cinética e instalações de iluminação são comuns em várias empresas, diz Heath; porque podem trazer dinamismo a ambientes muito apertados.