Ser ou não ser, eis a questão?
Certamente você conhece essa frase famosa de William Shakespeare, mas vamos falar sobre ser organizado. Quantas pessoas você conhece que é extremamente organizado, tudo no lugar, os detalhes são os itens mais importantes de uma arrumação.
O caso chega a ser extremo com uma patologia conhecida como TOC Transtorno Obsessivo Compulsivo que é um transtorno de ansiedade caracterizado por pensamentos obsessivos e compulsivos no qual o indivíduo tem comportamentos considerados estranhos para a sociedade ou para a própria pessoa; normalmente trata-se de ideias exageradas e irracionais de saúde, higiene, organização, simetria, perfeição ou manias e rituais que são incontroláveis ou dificilmente controláveis.
O transtorno obsessivo compulsivo é considerado o quarto diagnóstico psiquiátrico mais frequente na população. De acordo com os dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), até o ano 2020 o Transtorno Obsessivo Compulsivo estará entre as dez causas mais importantes de comprometimento por doença.
É importante considerar o comportamento de pessoas que apresentam esses sintomas, a organização deve seguir uma lógica, não deve ultrapassar o limite do que é óbvio, porque a organização segue um propósito e quando passa dos limites pode se tornar uma doença.
Também é assustador aquela pessoa que é totalmente desorganizada tem a mesa de trabalho toda bagunçada, tem no quarto o verdadeiro horror e normalmente se declara “eu me acho na minha bagunça”.
Não que essas pessoas não sejam eficientes, não tenham suas qualidades, mas o fator predominante neste caso é o desperdício de tempo, pois ser organizado facilita o dia a dia na busca de um objeto, preparar a bolsa, a mesa do trabalho, o atendimento a um cliente. Transmite uma boa imagem, a organização demonstra que a pessoa é asseada, limpa, confiante.
Uma ótima dica é seguir o Princípio dos 5 S´s “ você encontrará dicas de como ser organizado, otimizar seu tempo e melhorar o desempenho.
Uma pessoa organizada não quer dizer que seja perfeccionista, apenas faz o que é certo, não é capricho, cada coisa em seu lugar, é simples, é questão de hábito. Ao chegar em casa ao invés de espalhar tudo já guarda cada coisa em seu lugar. No seu trabalho organize o seu dia em uma agenda pela manhã ou até mesmo no dia anterior, na escola não deixe tudo para última hora, estude sempre antes e separe bem o conteúdo da disciplina.
Aí vão algumas dicas preciosas:
– Termine o que começou
– Coloque tudo em seu devido lugar
– Separe aquilo que é importante ou vai usar em breve
– Doe o que não usa mais
– Faça uma agenda para que otimize seu tempo
– Evite retrabalho
– Resolva pequenas pendências
No início talvez você ache estranho, mas a cada gesto, dia a dia, gradativamente se tornará rotina, hábito e acontecerão naturalmente sem esforço. Concentre-se e esforce-se para desenvolver a cada dia ações que irão lhe permite desfrutar de um tempo extra no final do dia e aproveitá-lo para algo mais divertido.
Bom trabalho e até a próxima!
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