Marketing olfativo, nome nada charmoso para a arte de traduzir em fragrância a identidade de uma marca — e, com sorte, ganhar seus clientes pelo nariz. O conceito surgiu nos Estados Unidos, chegou ao Brasil nos anos 2000.
O cheiro da terra antes da chuva chegar, do bolo que lembra a infância, do perfume de uma pessoa que marcou sua vida, de uma flor, do café sendo preparado…
É inevitável, sempre que sentimos um aroma marcante, as lembranças chegam sem pedir licença e dominam a mente, trazendo sensações e sentimentos únicos. Isso tudo, claro, de forma natural, quase imperceptível.
Não nos damos conta de que essas lembranças e sentimentos relacionados a cada um desses cheiros estão arquivados em nosso cérebro, e são despertados mediante a um pequeno estímulo perfumado.
Então, se temos essa capacidade de transformar os aromas em lembranças gostosas da nossa vida, por que não utilizar desse mesmo tipo de percepção em ambientes empresariais?
O Marketing Olfativo é algo novo no mundo corporativo. A maioria das empresas, independente do ramo em que atuam, ainda não atentaram para essa maravilhosa possibilidade, que pode influenciar de forma positiva no posicionamento das marcas e até no aumento das vendas.
Que tal seduzir o seu cliente, envolvendo-o numa fragrância única, com o cheiro da sua marca?
Ou melhorar o ambiente de trabalho dos seus colaboradores, promovendo o bem-estar e aumentando a produtividade?
Isso é possível através da utilização de óleos essenciais aplicados ao marketing olfativo. Veja alguns exemplos:
Em consultórios: reduza o estresse dos pacientes com Lavanda e Lemongrass;
Comércio: estimule o ânimo, entusiasmo e a vontade de comprar dos seus clientes Laranja Doce;
Lojas de lingerie: fortaleça a autoestima feminina e a busca por prazer com Ylang Ylang;
Ambientes corporativos: estimule a concentração, produtividade, reduza o cansaço físico e mental dos seus colaboradores, utilizando o óleo essencial de Limão;
Para os empresários mais supersticiosos: elimine as energias negativas e inveja com a combinação de Hortelã-pimenta com Bergamota;
Lojas em geral: proporcione o bem-estar ao seu cliente e estimule a permanência por mais tempo em sua loja, combinando Laranja Doce, Lemongrass, Canela e Ylang, Ylang.
Mas ATENÇÃO! Para alcançar resultados com o marketing olfativo, são necessários indicação de uso, tipos e quantidades de produtos ideais para cada ambiente. Procure sempre um especialista (aromaterapeuta) que possa orientar corretamente sobre a utilização dos óleos essenciais.