Paredes brancas podem dar a aparência de um ambiente limpo e sem frescura. Mas no caso de escritórios, variar a cor pode ser uma boa ideia, não só para deixar o lugar mais estiloso, mas também para melhorar a produtividade dos funcionários.
Segundo um estudo feiro pela pesquisadora Nancy Kwallek, da Universidade do Texas, as cores podem afetar o trabalho. Para chegar a essa conclusão, ela convidou voluntários para trabalhar em três ambientes diferentes. Um deles tinha paredes vermelhas, o outro branca e, o terceiro, um tom próximo de verde água. Segundo a Fast Company, ela identificou dois grupos de pessoas: um mais e outro menos afetado pelas colres. O primeiro grupo teve dificuldade de trabalhar no ambiente vermelho, ao contrário do segundo. Mas ambos cometeram mais erros quando estavam no ambiente branco.
“O branco não nos ajuda a ser produtivos, e a maioria dos ambientes de trabalho é branco, gelo ou cinza”, afirmou Nancy ao site americano. O verde água, segundo ela, é uma boa escolha. “Pesquisas mostraram que os funcionários preferem trabalhar em ambientes com tons de azul ou verde”.
A pesquisadora afirma que nem sempre uma generalização de cores pode ser válida, porque enxergamos milhares de variações de tons. Segundo ela, o importante é observar como as pessoas respondem a uma determinada cor. A seguir, confira cores que costumam ser usadas como alternativa em escritórios e como elas afetam as pessoas.
Vermelho – para quem trabalha com detalhes: Uma cor forte, o vermelho estimula o batimento cardíaco e pode aumentar a pressão sanguínea. Um estudo da Universidade de British Columbia (UBC) concluiu que o vermelho pode melhorar a performance de quem executa tarefas nas quais é preciso prestar atenção a detalhes.
Azul – para os criativos: O azul acalma, promove a comunicação, o vínculo e a eficiência. Também ajuda a aumentar a criatividade. Pode ser uma boa cor para usar, por exemplo, em uma sala onde acontecem reuniões de brainstorming.
Amarelo – proibido para reuniões: O amarelo é uma cor estimulante e que atrai otimismo. Porém, uma dose em excesso pode causar ansiedade e estudos mostram que a chance de as pessoas perderem a paciência é maior em salas amarelas. Portanto, mantenha o amarelo longe das salas de reunião.
Verde – para inspirar inovação: Assim como o azul, verde é uma cor que acalma, promove harmonia e equilíbrio. Também pode aumentar a performance criativa. É uma boa escolha para escritórios onde a inovação é parte fundamental do trabalho.
Cinza – evite: Apesar do cinza ser neutro psicologicamente falando, falta energia. Pode ser inibidora é preparar as pessoas para um “período de hibernação”, segundo a consultoria londrina Colour Affects. Muito cinza pode gerar falta de confiança e até mesmo um ambiente mais triste. Pode ser usado em pequenas quantidades para quebrar cores mais fortes, como vermelho ou amarelo.