Sim! Empreendedor também merece férias!
Para reconhecer esses momentos na sua jornada, segue uma lista com alguns sinais de que está na hora de você relaxar um pouco antes de continuar.
– A alegria se foi. Está adiando o momento em que você tem de ir para a empresa? Trabalhar já não lhe traz empolgação como antes? Se você já não se sente mais feliz fazendo aquilo que você decidiu para sua vida, está na hora de dar uma pausa, descansar e reencontrar essa felicidade quando voltar.
– Falta de criatividade e foco. O cansaço, o estresse, a tristeza, todos esses sentimentos negativos – juntos ou separados – podem levá-lo a perder a concentração e torná-lo menos produtivo e inovador. Se esse é o caso, mais uma vez está na hora de recarregar. Você provavelmente retornará mais produtivo.
– Perda do controle. Desequilibrar-se em situações em que você deveria se comportar como líder e achar que você anda sobrecarregado são outros sinais de que sua força empreendedora não é mais a mesma.
Irritabilidade. Se seus colaboradores não aguentam mais o seu mau-humor, talvez seja o caso de se afastar e tirar um intervalo para voltar um pouco mais agradável. Férias já!
– Insônia. Sua bateria fraca pode afetar também o seu sono. Não conseguir dormir direito é um bom indicador de que a falta de energia empreendedora anda incomodando também na cama.
– Problemas de saúde. Sobrecarregar-se e trabalhar além dos seus limites pode cobrar um preço alto demais à sua saúde, mesmo que isso pareça o comportamento comum. Empreendedores também precisam se cuidar.
– Avisos de pessoas próximas. Elas são as pessoas que o conhecem melhor. Se familiares e amigos passarem a avisá-lo de que você parece diferente e cansado, talvez você deva escutar e fazer uma pausa.
O merecido descanso é fundamental para que você recarregue as energias, conheça novas oportunidades de negócios e também tenha um tempo para se dedicar a cursos que permitam a reciclagem dos seus conhecimentos sobre gestão.
Por mais que você se dedique de corpo e alma ao seu negócio, deve perceber que isso evidentemente suga muitas energias… O corpo e a mente, em dado momento, também precisam relaxar. Acredite!
Nossa capacidade de processamento tem um limite e um descanso será benéfico para recarregar as baterias e seu lado criativo. Você perceberá que muitas soluções para os problemas do dia-a-dia podem emergir. Portanto, meu amigo empreendedor, tire férias sim, descanse e não tenha muitas regras. Pense apenas em como será gostoso reacender a paixão e encontrar meios para inovar e ver sua empresa continuar a crescer assim que você voltar.