Executivos e funcionários podem apreciar espaços de trabalho lindamente projetados, mas um estudo recente da National Business Furniture (NBF) mostra o quão valiosos eles podem ser para o bem estar dos trabalhadores.
De acordo com o estudo da Kelton Global em nome da NBF, impressionantes 92% dos trabalhadores americanos afirmam que, quando seu espaço físico de trabalho não está adequado, seu bem-estar mental e produtividade podem ser afetados. Como o design do escritório afeta os níveis de estresse e o humor, espaços de trabalho projetados de maneira mais cuidadosa podem significar funcionários mais felizes e produtivos.
A mudança na natureza do trabalho é um dos principais impulsionadores dessa tendência. Devido ao avanço das tecnologias que permitem maior flexibilidade aos trabalhadores, trabalhar em casa pode se tornar uma nova tendencia.
“Os funcionários têm mais flexibilidade do que nunca para trabalhar fora do escritório”, diz Dean Stier , diretor de marketing da NBF. “É mais um hub centralizado, onde as pessoas podem se encontrar, compartilhar ideias e verificar os projetos. Não vemos essa tendência diminuir, então os espaços precisam mudar junto com isso. ”
Flexibilidade é a chave
O estudo da NBF mostra que as preferências de espaço de trabalho diferem um pouco por geração. Um em cada cinco trabalhadores da geração do milênio atribua plantas baixas abertas à sua felicidade no trabalho, entretanto eles ainda desejam alguma privacidade no local de trabalho.
Em geral, a flexibilidade é a chave. Visto que, 43% dos entrevistados do estudo da NBF disseram que não ter um espaço privado afetaria seu bem-estar mental. E 25% valorizam áreas flexíveis para trabalhar longe de seus locais de trabalho habituais.
Muitos escritórios, cubículos estáticos e escritórios estão dando lugar a uma variedade de novos espaços criativos: recantos de reunião, salas de telefone para privacidade e salas de conferência que permitem maior flexibilidade.
Criação de ambientes
Ao atualizar sua sala de descanso ou redesenhar uma sala de conferências, terá como resultado pessoas mais produtivas e consequentemente a empresa obterá resultados positivos.
“É sobre deixar as pessoas confortáveis, com espaços diferentes para necessidades diferentes – ter um espaço aberto, mas tomando cuidado para não ostracizar seus introvertidos. Reconhecer que a natureza do trabalho está mudando e fazer pequenas coisas em seu escritório pode fazer uma grande diferença. ” diz ele.
“As paredes do cubículo estão caindo e as pessoas estão usando seus espaços para finalidades diferentes”, diz Jenkins. “Ter um ambiente de trabalho legal e divertido mostra aos funcionários que você se preocupa e afeta seu moral e produtividade.”
Confira aqui a matéria na íntegra.
E aí gostou? Leia também :