Realizar o monitoramento do home office sem invadir a privacidade de seus funcionários, é um dos principais desafios enfrentados pelas empresas nessa época de pandemia. […] A análise mostra qual o limite do monitoramento para que não haja a invasão de privacidade do colaborador. Algumas empresas têm recorrido a plataformas que controlam e fiscalizam as atividades por meio de aplicações, porém, elas não efetuam uma análise métrica de produtividade, o que dá uma falsa sensação de objetividade.

Além disso, há o problema da privacidade e do quão está sendo abusivo o controle, tendo inclusive uma base legal sobre o tema. Além disso, há perigos como o uso autoritário dessas informações, impactando em decisões de demissão, promoção ou substituição de trabalhadores. Com os riscos oriundos da pandemia e diante da imposição de isolamento social para barrar a disseminação da doença, muitas empresas tiveram de se adaptar para dar continuidade aos seus negócios por meio do home office.

A solução pareceu simples, mas muitos desafios vêm surgindo com a implementação dessa modalidade. Neste sentido, uma das ações necessárias é a adequação jurídica, que envolve a anuência do colaborador por meio de um termo aditivo ao contrato de trabalho, constando as regras estabelecidas pela empresa de como deverá ocorrer esta atividade remota. Já em relação à infraestrutura, para suportar este modelo e garantir a segurança das informações trocadas entre empresa e colaboradores, fica a cargo da organização fornecer ferramentas adequadas para a comunicação, além de estabelecer regras claras sobre prazos, metas, cumprimento de tarefas, reuniões e condições de trabalho.

Vale destacar alguns itens imprescindíveis quando se trata do home office e o relacionamento com os funcionários:

• Comunicação: estabeleça plataformas e regras para contato;
• As metas devem continuar sendo definidas;
• Treine seus funcionários para a prestação do trabalho em home Office;
• Entenda como os funcionários estão se sentindo, a fim de evitar o esgotamento mental da equipe;
• Receba possíveis reclamações e esteja disponível para esclarecer dúvidas;
• Se preocupe com os funcionários, motivando-os e transmitindo segurança.

Confira aqui a matéria completa. […]

Sugestões de leitura:

+ Como fazer o monitoramento de funcionários que trabalham de forma remota

+ Monitorar colaboradores em home office: Como fazer? Qual limite?

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