Foi se o tempo em que decoração de espaços corporativos tinha que ser apenas uma grande área com paredes brancas, luminárias fluorescentes e mobiliário de escritório tradicional. Graças a empresas como Google, Skype ou Facebook que demonstraram com sucesso, que a nova formula de espaços corporativos não convencionais, com ambiente de trabalho criativo e inovador ajuda a estimular mentes e inspirar novos negócios. Desde pequenas e simples mudanças como trocar as pareces brancas para paredes coloridas, ou papel de parede, até uma completa reformulação do layout dos ambientes, quebrando o modelo de projeto de escritório padrão com tantas divisórias e barreiras, e trazendo um novo conceito de um ambiente único para uma equipe, um espaço onde todos se sentem parte da empresa.
Tanto nos Estados Unidos quanto na Europa a tendência, hoje, é projetar escritórios compostos por diversos tipos de ambientes de trabalho, espaços abertos para atividades de integração e comunicação. Pequenas células fechadas para momentos que precisam de concentração e privacidade. Ambientes para trabalho em equipe, com toda tecnologia multimídia necessária e que tenho um layout flexível, criando diferentes opções. Lugares para a integração social com cafeteiras e salas de estar, e por fim ambientes com o objetivo de reduzir o stress, relaxar e poder recarregar as energias.
O Ambiente de trabalho reflete a identidade de uma corporação, tradicionalmente o status do empregados era definido pelo tamanho e a posição da sala dentro da empresa, mas a chamada geração Y mudou esse conceito. Hoje as diversas atividades realizadas ao longo de um dia de trabalho pedem espaços diferentes.
É por isso que projetar espaços corporativos, principalmente hoje, não é uma tarefa tão fácil quanto pode parecer, o projetos tem que criar um espaços eficiente e eficaz em termos de custos e ao mesmo tempo criar uma experiência única e envolvente. O grande desafio hoje é que as expectativas estão em constante evolução, por isso as empresas hoje tem que adequar seu ambiente de trabalho e seu design ao que ela representa aos seus consumidores, visitantes e funcionários.
As vantagens para quem trabalha inclui além de tecnologias avançadas, um ambiente completamente inovador, estimulante e confortável, para as empresas, os ganhos são em economia de espaço, redução de custos operacionais, grande união e funcionais mais produtivos e satisfeitos.
Um boa dica pra quem gosta do assunto é o livro “where we work: creative offices spaces” de Ian McCallam, um livro que explora os mais extraordinários projetos de espaços corporativos no mundo.O livro pode ser encontrado no Amazon.
Texto: Juliana Brunetti