Com a evolução da arquitetura, surgiram alguns critérios para atender melhor ás demandas da sociedade, e uma delas foi a Certificação WELL, focada exclusivamente na saúde e no bem-estar humano. Esses padrões se deram através do resultado de sete anos de pesquisa, em colaboração com profissionais da saúde e do meio acadêmico. A Certificação foi lançada pelo International WELL Building Institute (IWBI) e administrada em parceria com o órgão certificador Green Building Certification Institute (GBCI).
A certificação WELL é fundamentada na análise dos impactos que os empreendimentos podem causar na saúde e bem-estar de seus ocupantes. Permitindo que proprietários e incorporadores elaborem projetos mais espaçosos e confortáveis para que as pessoas possam ser mais produtivas, já que por meios de pesquisas, puderam constatar que ambientes mais agradáveis, diminuem o estresse dos usuários.
O Well aborda sete conceitos que estão relacionados á saúde humana, são eles: ar, água, alimentação, iluminação, aptidão física, conforto e mente. Todos esses conceitos contribuem para um ambiente melhor.
Toda essa análise, auxilia o mercado a se inovar cada vez mais em buscar de melhorias, e desafiando também os arquitetos a pensarem não somente no ambiente mas também nos detalhes particulares que impactam diretamente a saúde e bem-estar das pessoas desse ambiente. Portanto, a certificação WELL tem importante impacto na arquitetura hoje em dia, para mostrar a necessidade de reinventar os edifícios de forma que o usuário seja colocado em primeiro lugar.