O termo biofilia vem do grego bios = vida e philia = amor, que significa “amor pela vida”. Edward Wilson, um entomologista americano e biólogo conhecido por seu trabalho com ecologia, popularizou o termo. Ele acredita que os seres humanos têm uma ligação emocional genética com a natureza. Pensando nisso, o termo “design biofílico” surge em resposta à necessidade humana de se conectar com a natureza, principalmente em espaços construído pelos seres humanos, evidenciando assim, a relação de interdependência entre a arquitetura, o homem e a natureza.

A biofilia é um conceito muito discutido na arquitetura, visto que, permite transformar os espaços de trabalho com a inserção de elementos naturais: água, ar, luz solar, vegetação, entre outros. Tais elementos, quando integrados em projetos arquitetônicos, permitem que os trabalhadores, além de mais produtivos, tenham mais saúde e bem-estar.

A imagem abaixo é um ótimo exemplo: uma loja projetada integrando o conceito de design biofílico que irá proporcionar aos clientes e visitantes um ambiente de clima agradável, sem perder sua sofisticação.

Loja da Apple em Macau – Projeto Foster & Partners – Foto: Nigel Young.
[…] Diante da rotina acelerada, cada vez mais tecnológica e virtual, com uma enxurrada de informações que espreme as distâncias e o tempo, as pessoas precisam, e desejam, se reequilibrar. E é aí que entra a importância dos elementos da natureza.

Estudos mostram que a presença da Biofilia em espaços de convívio, principalmente no trabalho, proporciona aumento de 15% do índice de satisfação dos usuários, melhora do estado de saúde físico e mental, redução do estresse, maior senso de equipe e aumento do poder de concentração e do nível de criatividade.

O propósito é criar lugares onde as pessoas se sintam bem, convivam de forma mais humana, reconectem-se com a sua origem e vivenciem experiências marcantes em seu dia, respeitando e valorizando a natureza.

“Cuidar é atender, servir… zelar! Cuidar é vida, porque, sem cuidado, nada floresce”

(Michel Foucaut, filósofo francês).

Entenda sobre o conceito de design biofílico na prática: confira na íntegra aqui.

Recommended Posts