Esqueça a ideia de um elefante branco no meio da sala. No espaço batizado ETC, o arquiteto Fernando Brandão trouxe para a mostra de arquitetura e decoração um escritório de 13 m² como símbolo para os dias atuais e nos apresenta ao verdadeiro incômodo: o vírus que circula entre nós, representado pelo colorido elefante grafitado pelo artista plástico Carlos Matuck. (Janelas CASACOR, 2020)
“Quando as pessoas ficaram reclusas, passaram a prestar mais atenção à casa. E o home office incorporou o conforto necessário”, conta o arquiteto. Ele imprimiu ao seu espaço, a forte relação que construiu com a China nos últimos anos, onde atua como professor. Afinal, “a boa arquitetura tem que carregar ideias e significados”.
Uma metáfora para os dias atuais: Esse foi o conceito que guiou a idealização do ambiente de Fernando Brandão para a mostra Janelas CASACOR 2020, que acontece dos dias 8 de novembro a 8 de dezembro de 2020, em São Paulo.
O arquiteto trouxe um ambiente dividido em três espaços que fazem referência ao novo modo de trabalhar guiado pelas mudanças provocadas pela pandemia. Essas ambientações diferentes são focadas por três círculos na vitrine, que remetem ao nome Etecetera, e que é por onde os visitantes poderão visualizar o projeto e seus detalhes.
Entre as características mais marcantes estão as cores vibrantes e da arte de Carlos Matuk que trabalha essa mesma paleta de tons, que simbolizam a relação da cultura brasileira e chinesa, o que sempre inspirou o arquiteto em seus projetos.
Confira a matéria completa sobre Fernando Brandão e seu trabalho.