PESQUISA REVELA QUE FALTA DE PRIVACIDADE EM ESCRITÓRIO PREJUDICA ENGAJAMENTO DE COLABORADORES

Stefânia Akel

A principal queixa de colaboradores está na falta de privacidade no ambiente corporativo, ou, em outras palavras, na ausência de locais mais reservados para trabalhar e se concentrar. É o que mostra uma pesquisa realizada pela Steelcase.

O levantamento, encomendado pela Steelcase ao Instituto Ipsos, ouviu 10 mil funcionários de empresas em 14 países. De acordo com o estudo, apenas 31% dos entrevistados se dizem satisfeitos com o ambiente de trabalho. Os demais 69%, pouco mais de dois terços do total, estão descontentes com a organização do local. Poder desenvolver as tarefas em equipe em um ambiente sem interrupções e a possibilidade de escolher o melhor local para desenvolver cada projeto são as reivindicações mais frequentes.

“Atualmente, em muitos ambientes corporativos os colaboradores têm dificuldade em encontrar a privacidade que necessitam para se concentrar, refletir e oxigenar as ideias. Essas atividades são importantes na busca por inovação e bem estar no trabalho, e têm reflexo direto no nível de engajamento desses profissionais“, diz Izabel Barros, líder do time de consultoria e pesquisa aplicada da Steelcase na América Latina.

Para a maior parte dos entrevistados, o conceito de privacidade está relacionado à possibilidade de trabalhar sem distrações – nem que seja apenas para recarregar as baterias. Não por acaso, a privacidade foi tida como “importante“ ou “muito importante“ para 95% deles. Entretanto, apenas 41% declarou poder trabalhar nessas condições, o que contribuiu para o alto índice de insatisfação com o ambiente.

Ao mesmo tempo em que prezam pela privacidade, os funcionários não desejam voltar ao tempo em que ficavam isolados, fechados em salas individuais, sem qualquer tipo de interação com os colegas ou com o ambiente. A solução, segundo especialistas da Steelcase, está na criação de um sistema com diferentes espaços abertos, blindados ou fechados, onde os funcionários podem escolher o nível de privacidade que necessitam.

Em outras palavras, é preciso criar um ambiente que permita que os profissionais controlem os níveis de interação e privacidade para cada tarefa.

 

Fonte: http://abiliodiniz.com.br/lideranca/carreira/ambiente-corporativo-2/

Postagens Recentes