Você sabia que a cor do ambiente de trabalho pode ser responsável por ajudar ou atrapalhar o desempenho dos funcionários?
O que muitos não sabem é que as cores têm uma forte influência em nossas vidas e nossas emoções; são capazes de fazer o nosso corpo produzir hormônios e provocar diferentes sensações.
As cores influenciam também na percepção do tempo, como por exemplo as cores quentes, passam a sensação de que a passagem de tempo é maior. As cores quentes também são capazes de deixar o ambiente menor, estimulando mais a mente e ajudando na criatividade. As 3 cores básicas são: amarelo, laranja e vermelho. Tons quentes estimulam a alegria, entusiasmo e vivacidade, trazendo energia e disposição. Já em ambientes de tons frios, passam a sensação de que o tempo passa mais devagar, levando mais tranquilidade e calmaria, deixando as pessoas mais relaxadas e confortáveis. São aquelas cores que estão associadas ao gelo, à água, à lua, as quais transmitem a sensação de frio. As três cores frias básicas são o azul, violeta (roxo ou púrpura) e verde.
Um grande exemplo de empresas que trabalham bastante essas variedades de cores no ambiente de trabalho são o Google, Facebook e Twitter e outras da área da tecnologia e comunicação que apostam em ambientes coloridos e muito bem planejados para estimular a equipe.
Portanto, é importante escolher a cor certa para cada ambiente do escritório e para cada objetivo uma cor deve prevalecer: onde deseja ter mais criatividade, as cores quentes e vibrantes. Já locais onde é preciso maior concentração, os tons frios como verde e azul podem se destacar para levar calma e serenidade aos colaboradores. Outro ponto importante é de nunca escolher cores reflexivas ou com alto brilho e, também, não pintar todo o ambiente com uma única cor, o ideal é escolher uma parede central ou usar a cor escolhida na decoração com móveis e objetos.