1. Natureza no local de trabalho
Introduzir elementos naturais no ambiente de trabalho, como iluminação e ventilação naturais ou paredes verdes, ajuda a reduzir o estresse, aumentar a atenção, melhorar o bem-estar geral e reduzir os custos de energia.
A luz natural em espaços internos reduz a necessidade de iluminação artificial o que pode diminuir os custos de energia em até 80%.
2. Utilizar água de reúso nos edifícios
Seis em cada dez trabalhadores querem a adoção universal de água de reúso em escritórios. A água de reúso poupa os recursos do planeta e reduz custos, podendo ser usada para irrigação de jardins e descargas, por exemplo.
3. Instalar janelas inteligentes
Nos Estados Unidos, uma empresa tem se consolidado com a fabricação de vidros com transparência ajustável automaticamente para controlar a quantidade de luz e calor que penetram em ambientes internos. Essas janelas reduzem a carga no sistema de aquecimento, ventilação e ar-condicionado do edifício, diminuindo o consumo de energia e, consequentemente, gerando economia. As janelas inteligentes também oferecem vantagens significativas à saúde, podendo reduzir em até 51% a fadiga ocular e em 63% as dores de cabeça.
4. Usar IA e IoT para economia de energia
O uso de inteligência artificial (IA) e da Internet das Coisas (IoT) também pode ajudar a aumentar a eficiência no consumo de energia. A automação, com uso de sensores de presença para otimizar o consumo de luz e ar-condicionado, por exemplo, é prática comum. Além disso, já existem softwares capazes de prever as necessidades térmicas dos edifícios, usando IA e dados sobre a ocupação e as condições climáticas para ajustar a temperatura dos espaços internos.
5. Personalizar o espaço de trabalho
Algumas empresas estão personalizando seus espaços de trabalho para que fique mais confortável para cada funcionário de forma individual, como por exemplo em Cingapura, que um duto de fornecimento de ar fresco personalizado com volume de ar ajustável é instalado em cada mesa. Isso permite um menor fornecimento de ar sem comprometer o conforto de cada funcionário.
Outra empresa no Japão também adotou a personalização de ar-condicionado, que permite que os funcionários controlem a temperatura para suas mesas individuais.
Apesar de inovações como essas ainda não serem populares por aqui, estão sendo testadas mundo afora e podem ganhar força no futuro.