Muito tem se falado dos espaços de descompressão que algumas empresas tem adotado com o intuito de melhorar a sua produtividade. Vamos explicar o que são estes ambientes e porque eles tem se tornado uma estratégia, principalmente para as grandes empresas, como melhoria de produtividade e integração da equipe de trabalho.
Para começar, os espaços ou salas de descompressão são ambientes dentro dos escritórios que fogem do padrão “mesa/cadeira/computador” e proporcionam atividades variadas para seus usuários com o objetivo de aliviar a tensão e estresse do dia a dia do trabalho. Na sua configuração, geralmente, são encontrados pufes, mesas de sinuca e totó, sofás confortáveis, tv, livros e até mesmo serviços de massagem, manicure ou aulas de meditação / Yoga.
Escritórios que trabalham com processos criativos, como marketing e tecnologia, costumam adotar com mais facilidade estas salas do que, por exemplo, aqueles da área de contábeis ou advocacia. Os espaços de descompressão devem ser usados a favor das empresas e estar de acordo com o conceito de cada uma. Porém, uma coisa é certa, é uma alternativa muito interessante para aqueles que querem aumentar a produtividade e interação do escritório! Esta interação promove uma troca de ideias e experiências que leva a um ambiente de trabalho mais saudável e colaborativo.