Espaços pensados para o bem-estar, que coloquem as pessoas em primeiro lugar, abertos para a colaboração, sustentáveis com cuidados especiais com iluminação e acústica. Estas são as principais tendências que devem nortear os projetos arquitetonicos até 2020.
Confira mais sobre elas de acordo com matéria publicada pelo Studio Conceito:
Pessoas
A valorização pessoas que compõem a empresa é considerada uma macro-tendência deste século. O design e a estrutura do local de trabalho devem maximizar o conforto e o desempenho dos ocupantes.
As reformulações, além da produtividade, preservam a saúde e ajudam a reter talentos na empresa, o que gera economia.
Para atender melhor o colaborador do século XXI, os ambientes estão se tornando cada vez mais dinâmicos potencializando a criatividade e necessidades de diferentes funções e atividades das organizações.
Os custos dessa reformulação são pagos com 2% a 5% do aumento da produtividade da empresa.
CoLab
As salas estão deixando de ser privativas com paredes que limitam a comunicação, para ambientes modulares, que se adequam a necessidade dos colaboradores e da empresa.
A troca entre funcionários beneficia o relacionamento interpessoal, assim como projetos em desenvolvimento. Salas amplas com menos paredes, estimulam a troca de informação, são mais democráticas e fazem com que o funcionário se sinta parte da organização.
Os ambientes modulares também prezam pela privacidade, se transformam em ambientes privativos para uma pessoa trabalhar sozinha ou em salas de reuniões.
Selo verde
O meio ambiente é um pilar necessário para empresas que desejam ultrapassar 2020. O projeto arquitetônico, da execução até o funcionamento da sede, precisa neutralizar ou reduzir os impactos negativos no meio ambiente.
O projeto pode contar com a reutilização de materiais, como madeiras nobres e móveis que podem ser reformados. Priorizar o uso de materiais ecologicamente corretos, fabricados dentro de uma cadeia produtiva sustentável, como telhas e tijolos verdes. A arquitetura bioclimática prevê construção de edifícios inteligentes, que usam o clima em seu favor, aproveitando melhor os ventos, as chuvas e a luz solar.
Iluminação
A iluminação do ambiente influencia na saúde física e mental, consequentemente interfere no desempenho dos colaboradores. Melhorias na iluminação produzem aumento de produtividade que varia de 2,8 a 20% e uma economia que pode chegar a 70%. A presença de luz do dia têm um impacto positivo no bem-estar das pessoas.
Acústica
A boa acústica preserva a audição e concentração dos funcionários. Os ruídos provocados nos corredores, salas compartilhadas e salas de reuniões podem impactar o desempenho de forma negativa. O escritório pode ser projetado com carpetes e forros com qualidade acústica para amenizar o problema
Em ambientes com ruído branco ou máscara de som, os funcionários relatam melhorias de até 38% para o desempenho de tarefas simples e 27% para tarefas complexas.