A arquiteta Ana Paula Guedes, responsável pela NaobraArquitetura listou uma série de dicas para você variar as posições em que fica sentado durante o trabalho. Entre elas está o uso de sit-stand. Segundo ela, que é especialista em Projetos para ambientes de trabalho, estudos demonstram que sentar na mesma posição durante várias horas pode ser prejudicial para a saúde.
De acordo com pesquisa divulgada por pesquisadores canadenses no Annals of Internal Medicine, passar tempo demais sentado pode causar problema sérios. De acordo com o trabalho publicado em 2015, passar tempo demais sentado pode causar doenças cardíacas, diabetes, osteoporose e até câncer.
Sendo assim, Ana Paula sugere no Facebook da NaobraArquitetura outros modos de sentar-se, o que permite uma saudável alternância.
Antifadiga
O Sit-Stand, por exemplo, é um assento que serve para reduzir a fadiga. De acordo com a arquiteta, ele limita o esforço muscular e permite um melhor alinhamento da coluna. Ana Paula garante que, ao usá-lo, você ficará em uma posição de apoio. Deste modo, não vai se sentar nem ficar de pé.
Esse tipo de banco de trabalho, muito comum nos países escandinavos. Segundo a arquiteta, garante uma base dinâmica e dá a possibilidade de fazer vários movimentos.
É recomendado para quem é obrigado a se levantar com frequência, durante suas atividades de trabalho. Não é legal ficar sentado por muito tempo!