Uma empresa pequena decide abrir um escritório é comum que o próprio dono defina como o ambiente será ocupado. No entanto, quando falamos de projetos de arquitetura para áreas pequenas , o trabalho de um profissional é tão importante ou mais do que para uma grande empresa.
A arquiteta Sonia Acciaris, sócia da Casa 3 Arquitetura e especialista em projetos corporativos conta que pequenos espaços precisam de soluções ainda mais bem pensadas. “É comum que escritórios pequenos precisem de um projeto que otimize o espaço, tornando-o não só esteticamente bem composto, como também funcional, tanto para a equipe quanto para os clientes”.
Sonia conta que, quando o ambiente agrada aos colaboradores, a produtividade fica garantida. “Além disso, mesmo em um ambiente pequeno é possível se passar credibilidade aos clientes, principalmente quando se percebe que o espaço foi projetado pensando prioritariamente no desenvolvimento das atividades da empresa e no conforto dos usuários”.
A arquiteta lembra que todo o detalhe pensado influencia na forma como o espaço é percebido e é por isso que é tão importante contar com um projeto feito por um arquiteto ao se abrir um escritório, mesmo se tratando de uma empresa em área reduzida.
Nem sempre damos a devida importância a um ambiente corporativo, mas desde a cor da parede à disposição dos móveis, passando pela iluminação, tudo interfere em como enxergamos a empresa. E nenhum empresário quer deixar de ser levado a sério porque errou na escolha de um detalhe. Por isso, é sempre importante contar com um projeto personalizado de arquitetura corporativa”.
Ela lembra que profissionais especializados em arquitetura corporativa são capazes de indicar as melhores formas de utilização do espaço, assim como indicar como unir estética e funcionalidade e, ainda, respeitando a legislação: “Também é importante levar em consideração a legislação vigente para que o projeto fique adequado e atenda a todas as normas e exigências dos órgãos reguladores”.
Sonia finaliza lembrando que a arquitetura corporativa existe justamente para ajudar as empresas a se instalarem corretamente e fazer uso do espaço disponível de forma eficiente e econômica. “Se uma empresa não consegue se adaptar ao espaço que possui, é provável que a falta de um projeto corporativo personalizado esteja realmente afetando-a”.