Especialista em projetos para Ambientes de Trabalho, Priscilla Bencke, afirma que é preciso ter cuidado com o local onde as atividades serão desenvolvidas. “Apesar de ser a sua casa, isso não quer dizer que este ambiente esteja preparado para o exercício da profissão”, salienta. Outros aspectos do local como a decoração, as cores, o espaço, os móveis e outros componentes precisam estar alinhados. “Eles podem comprometer a qualidade de vida de quem trabalha em casa, se não estiverem prudentemente organizados, de acordo com o trabalho que será efetuado.”
Segundo a profissional é necessário tomar cuidado para não exceder limites. “Quando excedemos nossos limites físicos e psíquicos transformamos o excesso de trabalho em estresse”. Para um bom desempenho é indispensável obter um local apropriado para executar o trabalho. “Se a intenção for trabalhar, nem que seja só por meio turno, o ideal é procurar um local específico e prepará-lo para essa atividade. Invista numa bancada com cadeiras e algumas prateleiras para armazenamento. Essa é uma opção inteligente e saudável”, explica Bencke.
O principal quanto ao espaço físico é se preocupar com o conforto, já que dores na coluna são comuns devido a instalações inapropriadas. “Cadeiras que possuem design são uma tentação, mas o ideal para um ambiente de trabalho home office é escolher cadeiras típicas de escritório que possuem três funções básicas: regulagem de altura do assento, regulagem de altura do braço e encosto com o apoio de lombar”, indica a profissional.
O uso de notebook se tornou indispensável pela sua praticidade, porém, o fato de levá-lo para todos os lugares faz com que não se tenha cuidado com a postura após longas horas de trabalho. “Para evitar que esses problemas influenciem sua qualidade de vida acrescente um suporte para notebook com mouse e teclado externo. Dessa forma, você irá trabalhar em uma postura adequada sem queixas e com mais produtividade”, aconselha Priscilla.
Por Priscilla Bencke Especialista em projetos para Ambientes de Trabalho, graduada em Arquitetura e Urbanismo pela UFRGS e pós-graduada em Arquitetura de Interiores pela UniRitter Laureate International Universities. Fundadora do conceito QUALIDADE CORPORATIVA: Smart Workplaces.