Você que adquiriu seus móveis para escritório, pode se valer dessas importantes dicas para mantê-lo limpo e conservado:
1- Gordura de mão, pó, produtos gordurosos (margarina, manteiga, óleos e etc.): Utilizar pano limpo (algodão) umedecido e torcido com detergente neutro.
2- Tinta de caneta esferográfica, pincel atômico e pincel mágico: Pano limpo (algodão) umedecido com álcool 92,8º INPM para remoção da tinta e logo após, passar pano umedecido em água.
3- Graxa de sapato, graxa mineral, manchas de cola de adesivos e etiquetas: Pano limpo umedecido em aguarrás e logo após, passar pano umedecido em água e detergente neutro.
4- Esmalte de unha seco ou úmido: Aplicar removedor de esmalte específico (acetona) remover o resíduo e aplicar em seguida, pano úmido em água.
5- Caneta marca texto: Pano limpo umedecido em água.
6- Cola de contato: Pano limpo umedecido em aguarrás, logo após passar pano úmido com detergente neutro.
7- Cola branca (PVA): Se estiver ainda líquida, passar pano úmido com água e detergente neutro. Se estiver seca, umedecer o local com álcool 92,8º INPM, deixar amolecer e fazer a limpeza final com pano úmido e detergente neutro. Pode-se empregar acetona caso o resíduo apresentar maior dificuldade de remoção.
8- Batom, café, chá, mostarda, catchup: Pingar gotas de detergente neutro sobre a mancha, em seguida limpar seguida com pano limpo.
Cadeiras e seus revestimentos
Tecido: Limpeza Normal: aspirar em baixa rotação ou usar uma escova de cerdas macias, uma a duas vezes por semana. Não utilizar produtos químicos, principalmente os que contenham cloro, alvejantes ou amoníaco, pois poderão manchar o tecido. Não utilizar limpeza a vapor, pois poderá causar mofo. Derramamentos e Sujeiras Acidentais: Retirar suavemente com o pano limpo, esponja ou papel absorvente, o mais breve possível.
Abaixo seguem orientações de limpeza para cada tipo de mancha. É possível salientar, que tais sugestões vêm no intuito de tentar minimizar o problema, pois o sucesso na eliminação da mancha poderá ser maior ou menor dependendo da substância a ser removida. Derramamento Aquoso e/ou Oleoso: Remover sem comprimir o tecido, com lenço de papel ou pano branco e absorvente;
Derramamento Pastoso ou Sólido: Remover primeiramente o excesso com uma espátula plástica e depois limpar com um pano ou papel absorvente.
Manchas de Difícil Remoção: Para manchas de difícil remoção ou que já tenham penetrado no tecido, devem ser seguidos os passos abaixo. Nota: Antes de efetuar os procedimentos de limpeza, teste a solução em um trecho não visível do tecido para verificar se não ocorrerá nenhuma alteração.
1.Retirar o excesso com um papel ou um pano branco e absorvente, ou ainda, uma espátula plástica. Aplicar um pouco de detergente neutro, diluído em água, na área manchada e esfregar suavemente com o pano branco ou esponja macia até a completa remoção;
2.Caso a mancha não seja totalmente removida, utilize uma solução de vinagre e água na proporção de 1 para 1 seguindo as orientações do passo 1
3.Caso persista, adicione detergente neutro a solução de água e vinagre seguindo as orientações do passo 1;
4.Ainda persistindo, aplicar percloroetileno, encontrado em lavanderias de lavagem a seco, sobre a mancha seguindo as orientações do passo 1.
Vinil e Couro Ecológico: Limpeza: Limpar com pano branco e macio, levemente umedecido com água e detergente neutro. Não utilizar produtos químicos, pois poderão ressecar e danificar o material.
Couro: Limpeza Normal: Limpar, suavemente, com pano branco e macio, umedecido com água. Secar em seguida.
Manutenção Periódica: Aplicar vaselina líquida com o pano branco e macio, em movimentos suaves e circulares, tomando o cuidado de espalhar o produto uniformemente por toda a área, apenas umedecê-lo, sem encharcar. Deixe o produto ser completamente absorvido pelo couro (de preferência deixe de um dia pro outro), antes de voltar a utilizar. Caso tenha ocorrido excesso na aplicação, retire-o com um pano branco e absorvente que não solte pelos.