A parte externa é a primeira imagem que o cliente tem de uma empresa. Esse é um ótimo motivo para que o projeto arquitetônico seja bem planejado e executado, porque é o cartão postal de uma loja e é capaz de atrair público – e fazer com que ele permaneça por mais tempo nela. Por isso, na parte externa da empresa, têm que ser observado os seguintes aspectos:
Fachada principal
Tem que ter uma boa apresentação – pintura impecável, limpeza, iluminação e tantas outras coisas que a embelezem –, pois é ela que dará personalidade à empresa, destacando-a, chamando a atenção, dando uma boa impressão e, em consequência, atrairá os clientes, curiosos para conhecerem a empresa que lhes chamou a atenção.
Ainda na fachada principal, deve ser observada a placa sinalizadora, que é o que marca o ponto comercial e identifica a empresa, fazendo com que seja fixado na memória do público transeunte e que, também, ajudará na sua localização. Próximo da fachada devem ser evitados obstáculos, tais como árvores, faixas e bancas de camelôs e de revistarias, pois impedem a visão do estabelecimento.
A importância de uma fachada é muito maior para os pequenos e médios lojistas, porque esses, sem grandes verbas de publicidade, precisam explorar ao máximo o “marketing do ponto de venda”. Daí a importância de uma frente de loja bem produzida, limpa, atraente e que passe as ideias acima.
O consumidor forma sua primeira impressão de uma loja pela sua fachada. Além da marca, a fachada pode passar uma proposta de “vendas” e não somente “uma imagem institucional” da loja. Isso começa a se tornar cada vez mais importante, na medida em que a competição do varejo aumenta.
Além da inovação, é importante que o cliente sinta, pela fachada, que a loja tem facilidades para ele. Que passe uma ideia de “loja onde é fácil de comprar”. Vivemos um tempo em que todos querem facilitar sua vida. Diante dessa importância, é fundamental que se utilize o conhecimento de profissionais especializados, tanto no projeto como na execução de uma boa fachada.
O melhor teste de como está a fachada da sua empresa é olhar ela pelo outro lado da rua. Atravesse a rua, observe sua empresa de lá e veja se ela passa as ideias que sugerimos acima. Lembre–se, acima de tudo, que a fachada é quem passa a primeira impressão da sua loja para os clientes que passam na sua rua.