A pressão pelos resultados, a vontade de fazer bem feito e muitas vezes a empolgação faz com que muitos não prestem atenção à maneira como se sentam ou se posicionam nas cadeiras e mesas. Mas isso não ocorre apenas no trabalho, mas também na hora do lazer, seja jogando ou apenas navegando na internet.

Além da casa e do trabalho, é preciso manter a postura correta em locais como escolas, por exemplo. São diversos casos de estudantes que adquirem algumas doenças em função de sua má postura corporal enquanto assistem as aulas ou escrevem. Com isso se esquecem que a postura correta é essencial e acabam relaxando. Um dia a conta chega e com juros, pois as doenças decorrentes da má postura causam grandes desconfortos.

A dor na coluna é uma dessas doenças e segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 80% das pessoas terão pelo menos duas crises durante a vida. Doenças comuns resultantes da má postura no trabalho
A lista de doenças causadas pela má postura é extensa, mas algumas são mais frequentes como:

Fadiga:Em função disso, a pessoa apresenta queda do rendimento e diminuição da capacidade no trabalho. A fadiga é causada por alteração nas propriedades dos músculos, intoxicação local ou jornadas excessivas de trabalho sem nenhum intervalo, somadas a postura corporal totalmente errada.

Dores nos olhos:
Por concentrar a atenção durante muito tempo no brilho do monitor, a pessoa pisca menos e com isso a superfície da córnea resseca, resultando em irritação, vermelhidão e cansaço dos olhos. Nesse caso, é necessário fazer paradas frequentes, olhar para objetos que estão mais longe. Procurar piscar os olhos e fazer aquela paradinha básica de 5 minutos a cada meia hora pelos menos para poder descansar os olhos.

Dores nas costas:
É provocada pelo uso de móveis não adaptados à pessoa. O uso da cadeira de forma errada é o maior causador de dores nas costas. O encosto da cadeira precisa estar posicionado exatamente na curvatura lombar, fazendo com que a coluna se mantenha apoiada. Também é necessário que o encosto seja flexível a ponto de não permitir que o usuário escorregue para trás.

LER:A Lesão por Esforço Repetitivo é causada pelo uso excessivo do teclado ou do mouse por um período maior que o normal, o que pode ser pior se estiver usando o computador com a postura errada. Em alguns casos, a LER pode ficar restrita ao membro afetado, geralmente mãos e braços. Começa com uma inflamação, que acaba exigindo imobilização e medicação. Nesse caso, a volta ao trabalho ou atividades cotidianas pode demorar. Mesmo após esse período, as dores podem voltar com frequência ou não.

Tenossinovite:É uma das doenças mais comuns causadas pela má postura. Causa inflamação dos tendões, que em estágio avançado, provoca espasmos de dor, impedindo a pessoa de segurar até um objeto leve, como uma caneta, por exemplo. Nesse caso a recuperação não é fácil.

Cifose torácica:É uma doença que afeta a respiração. Ela é decorrente de doença pulmonar, principalmente em asmáticos que adquirem uma postura errada para respirar enquanto estão sentados e usando o computador.

Existem ainda outras doenças causadas pela má postura como a escoliose e hiperlordose. Qualquer sinal estranho no corpo que tenha relação com a postura, o ideal é procurar um fisioterapeuta para uma avaliação e, se preciso for, iniciar rapidamente o tratamento para amenizar o desconforto.

Empresas como a PERMANENZA, possuem um portfólio de cadeiras ergonômicas completas, e fazem estudos para a melhor escolha da cadeira ideal para os colaboradores de sua empresa. Veja como funciona e solicite um orçamento

Ergonomia no trabalho como forma de prevenção
A ergonomia ajuda na prevenção de doenças causadas pela má postura corporal, em especial para aqueles que usam o computador durante boa parte do dia e ficam sempre na mesma posição. Muitos dos problemas surgem quando não são usadas as ferramentas adequadas, seguindo as características de cada pessoa. Existem vários itens que precisam ser ajustados a cada pessoa.

A cadeira, por exemplo, deve ter um encosto alto, com apoio para os braços, e precisa estar na mesma altura do teclado, além de estar posicionado exatamente na curvatura lombar, fazendo com que a coluna se mantenha apoiada o tempo todo.

A mesa precisa ter regulagem, independente de altura para monitor e teclado. A medida deve ser de aproximadamente 75cm de altura, porém o teclado tem de estar a 68cm, na altura do cotovelo.

A parte superior do monitor deve estar à altura dos olhos, medindo uma distância mínima de um braço, de modo que mantenha a cabeça na posição vertical.

Quando usar o mouse, é interessante que se movimente o braço inteiro, e não apenas o punho. Se puder, mantenha um apoio para o braço e para os punhos. Seguindo essas dicas para manter a postura de forma correta enquanto trabalha ou se diverte, as chances de adquirir uma doença é bem menor ou quase zero.

Postagens Recentes