Imagine trabalhar em um lugar bonito, bem planejado, com espaços amplos, coloridos, com um bar, uma cozinha servindo várias delícias e ainda pufes e sofás para relaxar?
Esta é uma realidade que cresce a cada dia não apenas nas grandes empresas, mas também nas pequenas.

6 Dicas para criar ambientes corporativos descontraídos

  • Planta aberta: integre os ambientes o máximo que puder. Espaços amplos são mais iluminados e ventilados e permitem que a equipe interaja. Outro segredo é o fato de que os ambientes são integrados e estão num mesmo nível, por isso, não há o “espaço do chefe”. Resultado: todos se sentem mais responsáveis por suas tarefas e próximos dos líderes. Com isso a comunicação é mais rápida e melhor e o funcionário se sente mais valorizado.
  • Móveis com design diferenciado: peças bonitas serão a marca do escritório – na Dinamarca, por exemplo, esta é uma prática já integrada à cultura e faz toda diferença (devemos lembrar que este é considerado o povo mais feliz do planeta). Esta sensação de bem-estar gera a sensação de orgulho.
  • Espaços personalizados: permita que o espaço de cada funcionário seja decorado de acordo com os seus gostos e preferências. Vasos, porta-retratos e enfeites diversos, trazem o conforto psicológico que cada um precisa.
  • Espaços para relaxar: salas com mesa de bilhar, vídeo game, TV, cozinha, bar, redes, pufes e sofás, tornam-se refúgios importantes. Aqui é essencial um levantamento sobre o que os funcionários gostariam de ter à sua disposição, nas horas de trabalho / do almoço, para descansar e recarregar as energias.
  • Decoração: explore o uso de cores, tecidos (almofadas, redes, cortinas, …), quadros, adesivos de parede, papel de parede, vasos com plantas, etc… para gerar uma sensação de conforto e bem-estar. Será necessário primeiro definir qual o tipo de decoração que se pretende aplicar (nórdica, do tipo “casa da vó” – como fez o Walmart – rústica, dinâmica, …) e esta escolha dependerá do perfil da empresa e dos seus funcionários.
  • Tecnologia: explore a tecnologia a favor da empresa. Bons equipamentos facilitam a rotina, inspiram segurança (e orgulho também), conectam a empresa com o que há de mais moderno.
  • A partir destas dicas, é possível traçar o que é tendência no mundo dos escritórios:Ambientes integrados; Móveis flexíveis;
Postagens Recomendadas
Cadeira Cavaletti