Ergonomia é o nome utilizado para descrever o estudo das interações que as pessoas têm com seuambiente de trabalho, bem como os métodos utilizados para melhorá-las. Durante muito tempo acreditou-se que era o homem quem deveria se adaptar ao ambiente de trabalho, mas hoje as avaliações do ambiente, das tarefas e das limitações das pessoas fazem com que o meio é que seja adaptado ao homem.
Existem ótimas razões para que essas adaptações sejam realizadas, como por exemplo, na diminuição da incidência de lesões por má postura. Além disso, através desse post demonstraremos como móveis e motivação no trabalho, estão diretamente ligados.
Ainda não está convencido? Então confira agora mesmo essa lista que fizemos para apresentar como os móveis influenciam na motivação do funcionário:
1. Prevenção de doenças
Dentre as lesões ocasionadas por má postura podemos citar a lombalgia, tendinites, hérnias de disco e, até mesmo, problemas cardiovasculares (em decorrência da má circulação causada pela má postura), entre outras. Além de outros problemas menos sérios, mas que incomodam da mesma forma, como dores nas costas e fadiga.
2. Redução de absenteísmo
Quando a empresa investe adequadamente em móveis para escritório, como por exemplo, a cadeira e o tamanho correto da mesa de trabalho, e orienta o funcionário quanto à regulagem correta da altura utilizada e a postura adequada, a incidência de lesões diminui. Diminuindo, consequentemente, as faltas ocasionadas por visitas ao médico ou licenças médicas.
3. Menos estresse na hora da reunião
Engana-se quem imagina que a ergonomia está relacionada somente ao posto de trabalho do funcionário. Escolher adequadamente as cadeiras e uma mesa para reunião, controlar a iluminação do ambiente e decorar a sala com cores mais leves e móveis e itens decorativos que ajudem a quebrar o gelo, ajudam a criar um ambiente mais acolhedor e a aliviar as tensões que são bem comuns na maioria dos casos.
4. Sentimento de valorização
Uma empresa que investe em ergonomia, além de ser beneficiada, transmite a ideia de preocupação com seus funcionários, o que faz com que eles se sintam mais valorizados e mais engajados com o negócio.
5. Maior satisfação
Colaboradores que trabalham em ambientes onde os móveis para escritório são planejados de acordo com a ergonomia apresentam maior satisfação com seu ambiente de trabalho.
6. Bem-estar
Além da redução de absenteísmo, o investimento em móveis ergonômicos proporcionam maior conforto e bem-estar aos funcionários, contribuindo diretamente para a sua motivação.
7. Aumento da produtividade
Já é do conhecimento de muita gente que funcionários satisfeitos com seu ambiente de trabalho se tornam mais motivados e que essa motivação contribui diretamente para a melhoria dos resultados. Não perca mais tempo para renovar seu escritório!
8. Maior harmonia no escritório
Como já dissemos o investimento adequado em mobiliário para escritório promove o conforto e a sensação de bem-estar nos funcionários, bem como a redução nos níveis de estresse e isso influencia positivamente, mesmo que indiretamente, nas relações entre essas pessoas.
9. Melhoria nas entregas
Com todos esses benefícios que citamos uma das consequências, que acaba sendo mais um benefício, é a melhoria no serviço e produtos oferecidos aos clientes.
10. Diminuição de ações trabalhistas
Com a prevenção de lesões causadas em decorrência do trabalho, as ações trabalhistas ligadas a doenças ocupacionais reduzem drasticamente e os risco de que isso possa acontecer também acabam sendo mitigados.
Como vimos, existem diversos — e bons — benefícios ao investir em ergonomia.
Além dos argumentos que apresentamos, como mais você acredita que a ergonomia influencia na produtividade e na motivação do funcionário?
Não deixe de compartilhar suas opiniões conosco através dos comentários. Até a próxima!